Criado por um consórcio de empresas automobilísticas britânicas, uma novidade fará a alegria dos ambientalistas. Na próxima Feira de Automóveis em Genebra, entre 6 e 16 de março, na Suíça, será apresentado o Lifecar. Segundo seus criadores, o automóvel é movido a hidrogênio e não emite dióxido de carbono.
 
Com a capacidade de chegar a 150 km por hora e não poluir o meio ambiente, o carro produz apenas vapor d’água de seu exaustor. A tecnologia usada pelo automóvel aproveita células de combustível avançadas através de um sistema de armazenamento de energia que dá ao carro autonomia de 400 km por tanque de hidrogênio.

Os fabricantes afirmam que o carro deve ter capacidade de aceleração de 0 a 96 km/h em apenas sete segundos, mas a aceleração precisa só será conhecida quando o carro fizer seu primeiro test drive, marcado para depois da feira.

O projeto de 1,9 milhão de libras esterlinas (quase R$ 6,4 mi), parcialmente financiado pelo governo britânico, levou quase três anos para ser concluído.

As células de energia do Lifecar são carregadas pelo sistema de frenagem regenerativa que diminui a velocidade do carro convertendo a energia cinética em energia elétrica.

Por enquanto, o Lifecar é um conceito, mas a Morgan não descarta a produção do automóvel para o mercado no futuro, caso ele tenha boa aceitação do público. “O conceito básico era construir um carro esporte para lazer e divertimento, que funcionasse como uma vitrine da tecnologia. No entanto, o carro se transformou numa promessa”, disse Matthew Parkin, da fabricante de carros esportes clássicos Morgan.