Está aberto até o dia 10 de março o edital do Pró-saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, do Ministério da Saúde. Agora com a publicação da Portaria Interministerial MS/MEC n° 3.019, de 27 de novembro de 2007, o Ministério receberá projetos provenientes das Instituições de Educação Superior, relacionados a todos os cursos da área da saúde. Além dos tradicionais cursos de graduação em saúde, como Medicina, Odontologia e Enfermagem; também podem participar, projetos provenientes de cursos como Biologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, dentre outros. Para execução dos projetos serão disponibilizados R$ 40 milhões anuais em recursos.

O edital é voltado para instituições de ensino e secretarias de saúde municipais e/ou estaduais. A intenção da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, do Ministério da Saúde, é potencializar a integração ensino-serviço e reorientar a graduação em saúde, segundo três eixos: orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica. Isso significa, por exemplo, que o processo de aprendizado será ativo e com sentido crítico. Outros aspectos tratados no edital são o incentivo à pesquisa clínica-epidemiológica baseada em evidências e a diversificação dos ambientes de trabalho e níveis de atenção.

Muitas instituições de ensino estão distanciadas das necessidades dos serviços públicos de saúde. O intuito do ministério com essa iniciativa é aproximar o mundo acadêmico do serviço de saúde. Com isso, o maior beneficiário será o próprio usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), atendido por profissionais aptos a atuar com eficiência na atenção básica à saúde.

O texto completo do edital pode ser lido no endereço http://www.prosaude.org/. O resultado da seleção está previsto para dia 28 de março de 2008. As instituições devem enviar um CD e uma versão impressa do projeto para o endereço Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, Bloco G, 7º andar, sala 725, CEP 70058 900, Brasília – DF. 

Informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde.