Como parte das ações voltadas para a integração e formação continuada do seu corpo docente, a Asces promove semestralmente o Encontro Pedagógico. A proposta é possibilitar melhorias no processo educacional através da formação continuada. E para o primeiro semestre de 2008, a instituição convidou o Professor Doutor Pedro Demo. Em seu seminário o professor abordou o papel do professor universitário na contemporaneidade. O portal Asces entrevistou o docente.

Portal Asces – O pouco contato de um professor universitário com seu corpo discente pode atrapalhar na qualidade da educação?
Dr. Pedro Demo –
Independentemente do tempo de convivência, o que vai formar uma boa educação para o aluno é a pesquisa. Sem pesquisa não tem o que ensinar. O professor nasce do pesquisador, esse é o grande princípio formativo.  

Portal Asces – Quais seriam suas principais contribuições de um professor para com os discentes?
Dr. Pedro Demo –
Acredito que a missão do professor é despertar e fazer o aluno pensar, ter a cabeça própria e ser autor. Para isso, o aluno vai precisar de um professor que também seja autor. E não de um professor que transmite aulas, tomando nota e realizando provas. O Professor tem que despertar no aluno o interesse de se confrontar com as coisas da vida e ter vontade própria e assim produzir conteúdos. 

Portal Asces – Para o senhor, qual seria a real importância da universidade na formação de novos profissionais?
Dr. Pedro Demo – A sociedade e o mercado estão precisando de pessoas com capacidades de saber lidar e aprender e estar sempre se inovando, praticando o trabalho imaterial e não mais o braçal, mas sim, produzindo idéias. Dizem que pessoas educadas e suas idéias são a grande riqueza de uma nação e é esse perfil de profissional que deve nascer nas universidades.

Portal Asces – A interdisciplinaridade na Educação Superior permite um aprendizado diferenciado?
Dr. Pedro Demo – Sim, certamente. E é isso o que precisamos. O que talvez hoje aconteça, é a confusão sobre o generalismo. Isso precisa ser visto com cautela. Não devemos pensar em acabar com os especialistas, pelo contrário, especialistas são importantes, mas, estes não devem agir sozinhos e sim em grupos.

Portal Asces – A formação continuada ela é uma exigência de mercado ou apenas uma necessidade para o profissional?
Dr. Pedro Demo – Primeiro é uma exigência da vida, e não do mercado. O mercado não define a vida e sim a vida que define o mercado. Infelizmente, em nossa sociedade o mercado define a vida e isso está errado. A vida vem em primeiro lugar, essa é a exigência.

Portal Asces – Como seria um professor ideal?
Dr. Pedro Demo – O professor ideal? Acho que o professor ideal é um bom autor, que têm obras, que sabe construir conhecimento e convoca o aluno pra construir conhecimentos com ele. Então, esse profissional precisa ter duas necessidades importantes. Ser pesquisador e saber educar um aluno ensinando-o a pesquisar.