Um estudo realizado nas três últimas décadas no Brasil indica que houve um crescimento de 225% no número de obesos mórbidos no Brasil. A pesquisa realizada pelas universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP) foi obtida através partir de três levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2003, eram aproximadamente 609 mil brasileiros com mais de 20 anos com a taxa de peso mórbido. Para os pesquisadores, a obesidade mórbida ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC), que é o peso do indivíduo dividido pela sua altura ao quadrado, é igual ou maior a 40. O peso normal corresponde à faixa entre 20 e 25.

“Calculamos o IMC de todos os indivíduos dessa amostra e, para chegar à estimativa aproximada das 609 mil pessoas, fizemos uma extrapolação considerando o número de brasileiros adultos em 2003”, declarou Leonor Maria Pacheco Santos, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, uma das responsáveis pelo estudo.

Segundo o trabalho, há uma maior incidência nos casos de obesidade mórbida entre mulheres, cuja média nacional foi de 0,95%, enquanto 0,32% dos homens com mais de 20 anos sofriam com o problema em 2003.

“Não há muita explicação precisa para isso e mais estudos com esse enfoque deveriam ser feitos. Mas uma das hipóteses é que, por se dedicar a trabalhos mais leves que não demandam muita força muscular, há uma tendência entre as mulheres pela maior ingestão de calorias comparada ao gasto energético. Durante a gestação elas também acumulam gordura no corpo para a fase de lactação e, se o desmame é precoce, esse acúmulo de peso também pode ser maior”, concluiu a pesquisadora.

Com informações da Agência Fapesp.