Estão abertas até 29 de fevereiro as inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. A iniciativa faz parte da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas do Programa Capes/DAAD são para doutorado pleno e doutorado-sanduíche, em todas as áreas do conhecimento, com exceção de Artes e sua implementação acontece a partir de abril de 2009.

Podem concorrer cidadãos brasileiros que tenham feito mestrado em curso credenciado pela Capes, com qualificação acadêmica acima da média. O programa oferece curso de alemão a todos os candidatos selecionados. Outros benefícios incluem o pagamento de passagens aéreas, bolsas mensais, e seguro saúde.

O doutorado pleno caracteriza-se pela execução integral da pesquisa e da defesa de tese na Alemanha. A prioridade é para candidatos com projetos em áreas de pesquisa carente no Brasil ou estrategicamente relevantes para a internacionalização da pesquisa nas universidades brasileiras. No doutorado-sanduíche, os candidatos farão parte de sua pesquisa em instituição alemã, devendo estar inscritos em curso de doutorado no Brasil. Outras informações podem ser obtidas no site da Capes.

Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.