Astrônomos americanos descobriram através dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer da Nasa indícios de formação do nascimento das galáxias e sua evolução. Foi anunciado nesta quarta-feira, 13, a descoberta do que poderia ser uma das galáxias mais distantes já vistas e cuja formação ocorreu há mais de 12,8 bilhões de anos.

A galáxia, denominada A1689-zD1, foi formada 700 milhões de anos depois do nascimento do Universo, declararam os cientistas.

– Ficamos surpreendidos quando descobrimos essa jovem e brilhante galáxia que se remonta a 12,8 bilhões de anos. São as imagens mais detalhadas de um objeto tão distante tiradas até agora – indicou o astrônomo Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia e membro da equipe de pesquisadores.

As imagens mostram a galáxia mais jovem e brilhante conhecida até agora em um momento de transformação na ‘idade escura’, pouco depois do ‘big bang’, mas antes que se formassem as primeiras estrelas. As atuais teorias indicam que a ‘idade escura’ começou cerca de 400.000 anos depois do ‘big bang’.

Com informações de Agências.