Um estudo realizado com 218 participantes entre 20 e 80 anos apresentou um resultado que está chamando a atenção de pesquisadores em todo o mundo. O já batizado "efeito dos 50 anos" trata-se de um processo irreversível de encolhimento do coração. De acordo com o relato, o músculo cardíaco encolhe cerca de 16% – em homens e mulheres depois dos 50 anos de idade.

A descoberta realizada pelos pesquisadores do Centro Cardíaco do St. Francis Hospital, de Roslyn (Nova York), mostra também que na marca dos 50, a pressão sanguínea aumenta, tanto nos homens quanto nas mulheres.

Especialistas já sabiam que as câmaras do coração diminuíam com a idade. Entretanto, não imaginavam que isto ocorresse numa janela de tempo tão curta, e tão precisa. Para chegar aos resultados, a equipe do St. Francis realizaram estudos de imagens – ultra-som, ressonância magnética e eletrocardiograma cardíacos – para excluir do estudo pacientes com distúrbios cardíacos silenciosos.

“Os resultados lançam novas questões para os médicos: exercícios poderiam conter o fenômeno da ‘virada aos 50’ no coração? O que causa esta diminuição? Isto pode ser corrigido? São todas boas perguntas, mas ainda não temos as respostas",disse Nathaniel Reichek, diretor de Pesquisa e Educação do centro. A equipe do St. Francis Hospital tenta agora entender as causas subjacentes do fenômeno.