O que era para ser preventivo pode não surtir tanto efeito como deveria. Afirmam coordenadores de Organizações Não Governamentais que lutam contra a Aids. O principal problema é que a campanha de prevenção à aids no carnaval 2008, do Ministério da Saúde, está com o lançamento previsto para o próximo domingo (27), quando em diversas capitais do Brasil, o carnaval já começou.

Para o coordenador do Fórum de ONGs/Aids de Pernambuco, Wladimir Reis, entidades que atuam na Região Metropolitana de Recife receiam que o material publicitário, que inclui folhetos informativos, cartazes e bandanas, chegue em cima da hora ou sem tempo suficiente para os preparativos das ações preventivas.

“Para nos organizarmos e desenvolvermos um trabalho de qualidade precisamos ter um tempo suficiente”, disse o coordenador da articulação, criada há 22 anos e que reúne 32 entidades pernambucanas ligadas à luta contra a aids.

No Rio de Janeiro, o atraso no envio do material de divulgação, é uma ameaça que se repete todos os anos. "Essa situação nos obriga a se prevenir, guardando material informativo antigo para utilizar na data", declara o secretário executivo do Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro, Roberto Pereira .

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os insumos para as ações preventivas no carnaval chegarão a tempo nos estados. Os detalhes sobre a campanha nacional, que será lançada no próximo domingo (27) no Rio de Janeiro, devem ser divulgados hoje (23).

Com informações da Agência Brasil.