De 25 a 27 de agosto de 2016 ocorreu, no SESC de Garanhuns-PE, o VI Congresso Luso Brasileiro de Patologia Experimental. Esse evento é uma parceria da UFPE com a Universidade de Coimbra.

A principal missão é fortalecer a rede de interação e colaboração científica entre os pesquisadores do Brasil e Portugal, bem como favorecer o desenvolvimento de projetos comuns para realização de pesquisas de interesse mútuo na área de pesquisa básica e clínica em patologia experimental.

A Asces-UNITA participou do evento de duas formas: tendo dois professores como membros da Comissão Científica, prof. André Silva e prof. Henrique John; e também através de seus estudantes e professores ao enviaram trabalhos que foram avaliados pela Comissão Científica composta por docentes das mais diversas instituições do Brasil e de Portugal.

Na manhã de encerramento foram entregues premiações para os melhores trabalhos. O trabalho que teve a primeira colocação na premiação foi da Asces-UNITA, intitulado ” NEPHROTOXICITY OF ETOPOSIDE AND CISPLATIN IN THE TREATMENT OF PATIENT WITH NEOPLASMS NEUROENDOCRINE: CASE REPORT.” realizado e apresentado por estudantes da Residência em Oncologia e Cuidados Paliativos e orientado pelo professor André Silva.