Policiais de todo o país poderão se inscrever até o dia três de fevereiro em cursos gratuitos à distância oferecidos pelo Ministério da Justiça(MJ). Ao todo serão oferecidas 45 mil vagas em 19 disciplinas. Os cursos ministrados à distância contarão com a ajuda de tutores e para os policiais que não contam com internet, o curso poderá ser realizado por meio de 60 “telecentros” instalados em todo o país.
 
A iniciativa que faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), possui o objetivo de melhorar a formação e valorizar os profissionais de segurança pública. Poderão participar dos cursos policiais federais, rodoviários federais, civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.

“Temos profissionais que há 10 anos não entram em sala de aula. A sensação é de que eles aprenderam a profissão na prática, nas ruas. Esses cursos são importantes, pois oferecem mais técnica e cientificidade ao trabalho policial, além de melhorar a auto-estima e valorizar o trabalho de cada um”, afirma a coordenadora geral de ensino em segurança pública do Ministério da Justiça, Juliana Barroso

Confira as disciplinas oferecidas:
Polícia comunitária;
Identificação veicular;
Crimes ambientais;
Formação de docentes;
Atendimento policial a mulheres vítimas de violência doméstica;
Uso progressivo da força;
Local do crime;
Isolamento e preservação;
Tráfico de seres humanos;
Prevenção à violência e à criminalidade;
Direitos humanos;
Combate á lavagem de dinheiro;
Uso das informações na gestão das ações de segurança pública;
Busca e apreensão;
Técnicas e tecnologias não letais;
Gerenciamento de crises e emergencista pré-hospitalar;
Português instrumental;
Redação técnica; 
Saúde ou doença: “de qual lado você está?”

As aulas começam no dia 25 de fevereiro e devem terminar no dia 31 de março para os cursos de 40 horas; e no dia 14 de abril para os de 60 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Ministério da Justiça.

Com informações da Assessoria de Imprensa do MJ.