O Ministério da Saúde divulgou nova parcial sobre os casos de febre amarela no país. Desde janeiro já foram confirmados 10 casos, dos 29 suspeitos. O número de óbitos também vem crescendo, passando para sete. Os últimos casos confirmados aconteceram no Distrito Federal e em Goiás.

Três vítimas da doença estão em recuperação. Os exames sorológicos divulgados pelo Laboratório Central de Goiás (Lacen) deram positivo para a doença nos casos do espanhol Salvador Perez de La Cal, e da aposentada Maria Geraldina Siqueira, que morava em Mogi das Cruzes (SP), mas passou as festas de fim de ano na cidade goiana de Rubiataba.

No Paraná, a Secretaria de Saúde confirmou a morte de um homem de 47 anos que estava internado com febre amarela em um hospital de Maringá, no norte do estado. Ele morreu no dia oito e tinha viajado no final do ano para Caldas Novas (GO).

Conheça os principais sintomas da febre amarela
Febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação).

Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem. Os outros 15% podem apresentar, além dos já citados, sintomas graves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte.

Uma vez recuperado, o paciente não apresenta seqüelas.