Uma pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um medicamento à base de extrato de própolis indicado para ferimentos de pele por queimaduras. De acordo com a pesquisa, a própolis estimula a cicatrização e diminui o risco de contaminação por bactérias.

Após constantes avaliações da constituição química da própolis obtida de várias regiões do país, a pesquisadora chegou à formulação química do composto. "Trata-se de um líquido gelado termorreversível que, ao entrar em contato com a pele – que tem temperatura mais elevada – se transforma em gel, alivia a dor e forma uma camada protetora contra agentes externos”, comentou a farmacêutica Andresa Berretta, responsável pelo estudo.

A Própolis é uma substância elaborada pelas abelhas a partir da resina de árvores para proteger colméias contra microrganismos. Na pesquisa de doutorado a formulação já pronta foi avaliada em testes pré-clínicos e clínicos. Ao verificar que o gel contendo extrato padronizado de própolis estimulava a cicatrização em modelos animais utilizando incisão cirúrgica, além de evitar a contaminação pelas bactérias Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, que comumente infectam os pacientes queimados, as pesquisadoras partiram para testes em humanos.

O produto será produzido em escala industrial pela empresa Apis Flora e, segundo Andresa, deverá ser comercializado a partir de 2009. Dois artigos científicos com os resultados do trabalho também estão sendo preparados para submissão em revistas especializadas.

A pesquisa faz parte dos estudos de mestrado e doutorado da farmacêutica Andresa Berretta, com orientação da professora Juliana Maldonado Marchetti.