Arbitragem para as competições de Badminton nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo mês de agosto, é confirmada pelo Comitê dos Jogos no Rio 2016. O professor da Faculdade Asces, Marcos Túlio de Sá, é selecionado para compor a equipe oficial de árbitros de linha. O caruaruense é um incentivador do segundo esporte mais praticado no mundo e criou, há três anos em Caruaru-PE, o Centro de Pesquisa do Badminton-Asces.

Marcos Tútlio tem formação como árbitro pela CBBd e é um praticante do esporte há cinco anos. Professor do bacharelado e da licenciatura em Educação Física da Asces, ele descobriu o badminton como uma modalidade diferenciada para as suas aulas. A iniciativa deu tanto certo, que foi criado, há três anos o Centro de Pesquisa do Badminton na Faculdade Asces, onde são oferecidas oficinas e treinamento em escolas privadas e públicas no Agreste. As atividades são gratuitas e já ganharam destaque na programação esportiva da região.

Badminton

O Badminton é um esporte jogado com raquete e peteca, em uma quadra retangular de 13,40m por 6,10m, onde uma rede é suspensa no centro da quadra a uma altura de 1,55m do solo. A peteca é lançada podendo atingir mais de 300 km/h, o que garante disputas vibrantes, jogadas rápidas, que exigem altíssimo desempenho dos atletas.

Segundo a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) há 790 atletas filiados no país e estima-se em 50.000 o número de praticantes desse esporte no Brasil.