O Programa Segundo Tempo concluiu as atividades do ano 2007 na última quarta-feira, 19. Cerca de 5.000 crianças e adolescentes, participantes de um dos 21 núcleos existentes em 11 municípios do Agreste, puderam praticar esportes e brincadeiras, além de participar de oficinas pedagógicas e de cidadania.

A abertura do IV Festival contou com a participação de Silvia Motta, representante do Ministério do Esporte, e Nelson Carvalho, secretário de Esporte de Pernambuco. Do total de atletas, 150 eram portadores de deficiência física ou mental.

Jogo de xadrez, aulas de ginástica e judô, além de partidas de basquete, vôlei, futebol de campo e de salão, handebol, entre outros, animaram a garotada. Para Motta, o Projeto atende aos seus objetivos: “Tenho visitado diversos estados, sobretudo das regiões Sul e Sudeste, para acompanhar as atividades do Segundo Tempo. O que é desenvolvido aqui é algo único, inusitado e que deve servir de exemplo para os demais núcleos do País”. E complementou: “Hoje atendemos a 5.000 alunos. Sou favorável não só à renovação do convênio mantido entre a Faculdade e o Ministério, como também que seja ampliado ainda mais o seu raio de ação”.

A professora Ana Rita, coordenadora geral do Projeto, também fez sua análise: “Foi um sucesso e grande testemunho de inclusão social promovida pela equipe como um todo. Queremos ampliar o atendimento oferecido chegando, quem sabe, a 30 núcleos”.

O Projeto conta ainda com a colaboração da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e da UFPE – Campus Agreste.