O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai abrir concurso público para contratação de 1,4 mil assistentes técnicos do Seguro Social, de nível médio, e de 600 analistas do Seguro Social, de nível superior. O concurso será publicado no dia 27 de dezembro, no Diário Oficial da União e as inscrições serão realizadas até o dia 17 de janeiro. As provas estão previstas para fevereiro e as contratações devem ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2008.

Os interessados já podem começar a estudar. O analista previdenciário recebe o salário inicial de R$ 2.243,78, incluída a gratificação de desempenho, e é encarregado da análise e concessão de pedidos de benefícios. O técnico previdenciário, com remuneração de R$ 1.989,87, incluída a gratificação, é responsável pelo atendimento aos segurados e também tem funções administrativas.

A contratação de pessoal faz parte das medidas implementadas pelo ministro da Previdência Social para melhorar o atendimento aos segurados. A previsão é a de que até 2011 sejam contratados oito mil servidores de diversas áreas para suprir vagas abertas com a aposentadoria e saída de servidores.

O concurso será organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).