Foram entregues aos Conselhos Municipais e Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco 170 computadores que fazem parte do Projeto de Inclusão Digital aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. O objetivo é potencializar as ações dos Conselhos e fortalecer o controle social.

A parceria fechada em maio deste ano, entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e o Banco do Brasil, deu início ao projeto, adquirindo 3.170 computadores para serem distribuídos aos Conselhos de Saúde cadastrados no CNS (Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde).

A segunda etapa prevê a aquisição de outros computadores, para atender 100% dos conselhos estaduais e municipais de saúde. Todos os conselhos devem estar cadastrados no Cadastro Nacional do CNS. Até agora, o projeto contou com um investimento de cerca de R$ 7 milhões e a estimativa é de que sejam investidos mais R$ 6 milhões para finalizar o projeto.

Em um terceiro momento, o Ministério da Saúde planeja junto ao Ministério das Comunicações garantir conectividade, e capacitação dos conselheiros.

A distribuição dos computadores teve como base critérios aprovados pelo Conselho Nacional de Saúde como a inserção dos Conselhos no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde e envolvimento no projeto de inclusão digital. Os computadores foram adquiridos por meio de adesão à ata de registro de preço do Tribunal Superior do Trabalho.

Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.