Nesta próxima terça-feira, 18, será lançado em Caruaru, uma campanha contra a venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. O objetivo é fazer cumprir o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que determina ser “proibida a venda à criança ou ao adolescente de bebidas alcoólicas; ou produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida”. O lançamento acontecerá às 10h, na sede da CDL.

Através de uma idéia conjunta do poder municipal, do Ministério Público – representado pelo promotor de Infância e Juventude, Sérgio Souto – e pela titular do Juizado da Infância e Juventude e também presidente do Fórum de Caruaru, a juíza Sílvia Virgínia a campanha surgiu e teve o total apoio da classe empresarial.

A primeira etapa da campanha consistirá em ações educativas em bares, restaurantes, lojas de conveniência, escolas e demais pontos de encontro de jovens. "Serão afixados cartazes alertando para a necessidade do cumprimento da lei, e também haverá apresentações teatrais para reforçar a idéia", explica a secretária de Infância e Juventude da Prefeitura, Elizabete Cristina.

"Detectamos alguns pontos onde ocorre com freqüência essa prática, e vamos trabalhar em três frentes para coibi-la: conscientizando os donos de estabelecimentos da ilegalidade da venda de bebida a crianças e adolescentes, alertando os pais para que sejam mais vigilantes e, por fim, indo diretamente aos jovens, para que eles percebam que não devem beber sem ter idade para tal", explica a secretária de Segurança Comunitária, Ângela Costa.

Para o cumprimento da lei, a campanha terá o apoio das polícias Civil, Militar e do Conselho Tutelar. Os custos da campanha foram totalmente bancados por empresas e entidades de classe do empresariado, como ACIC, CDL, Sindloja, entre outros. “É um claro indicativo da responsabilidade social dos empresários de Caruaru", completa a secretária.