Uma pesquisa realizada na Universidade de Lausanne, na Suíça, analisou diversos estudos sobre uma possível falha no controle dos níveis de açúcar, o que gera o diabetes tipo 2, devido ao fumo. De acordo com os pesquisadores, o hábito de fumar aumenta consideravelmente o risco de adquirir diabetes tipo 2.

O estudo publicado na revista médica “Jama”, foi liderado por Carole Willi. Os resultados mostram que o diabetes tipo 1, que surge da deficiência na produção do hormônio insulina, é mais comum em crianças. Nos adultos, o diabetes do tipo 2 é também ligada à obesidade. Os dados analisados indicam que fumantes ativos têm um aumento de 44% no risco de apresentar diabetes tipo 2, em comparação com não-fumantes.

Para as pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia, o risco é 61% maior; enquanto quem fuma menos apresenta um acréscimo de 29% do risco, de acordo com o estudo. Ex-fumantes também apresentam aumento na probabilidade de ter a doença, de 23%.

Os cientistas afirmam que existem evidências sobre a resistência, ou resposta errada à insulina, gerada pelo cigarro. No entanto, os cientistas alertam que o fumo também está ligado, em diversos casos, a pessoas sedentárias, que comem mal e consomem álcool – todos fatores de risco já conhecidos para a doença -, o que poderia explicar esse elo.