Após mais de dez anos à frente do projeto de Extensão de Combate ao Câncer de Boca, o professor Uoston Holder, se aposenta e passa a coordenação para a professora Danielle Lago. O projeto continua em plena atividade e agora com algumas novidades, uma delas, é que as campanhas serão multidisciplinares com a inserção de estudantes de outras áreas da Faculdade.

Outra iniciativa importante é no que diz respeito ao agendamento das ações nas cidades, as prefeituras, secretarias de saúde e até mesmo a sociedade em geral terão disponível além do número de telefone: (81) 2103.2089, um email institucional do projeto – projetoasabranca@asces.edu.br, para marcar as ações do Asa Branca em suas cidades e tirar dúvidas, entrar em contato sempre das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Acompanho o projeto Asa Branca desde sua segunda viagem, esta realizada na cidade de Caetés-PE, trabalho iniciado pelo professor Uoston Holder. Hoje, a frente desta coordenação, tenho uma enorme responsabilidade e inúmeras ações para desenvolver. Redução da quantidade de lesões bucais em Pernambuco e Estados circunvizinhos causando impacto direto na saúde da nossa região, incentivar trabalhos científicos, intercâmbios entre faculdades, pesquisa e extensão, além de promover uma maior relação multidisciplinar. Fazer o bem sem ver a quem para mim é a maior satisfação”, conclui a professora e coordenadora do projeto Danielle Lago.

A professora ainda comentou que as pesquisas irão se intensificar com a implantação de cursos de especialização em estomatologia, radiologia e cirurgia bucomaxilofacial para os próximos semestres, e a proposta é de firmar parcerias com prefeituras de municípios do Agreste para capacitar seus profissionais na Asces.

Clínica Asa Branca

Outra novidade foi uma parceria firmada com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Recebimento de Biopsia – da Clínica Asa Branca – que irá diminuir o tempo de entrega nas leituras das lâminas para o diagnóstico final dos exames anatomopatológicos de três meses para 15 dias, oferecendo rapidez, qualidade e comodidade aos pacientes. “Esse convênio também prever intercâmbio para realização de especializações e cursos para os docentes da Asces e da UFPE”, complementa a professora Lago.

A Clínica Asa Branca atende tanto os pacientes do projeto como aqueles por demanda espontânea, isto é, que chegam sem encaminhamento. A Clínica atende toda sexta-feira das 14h às 17h no Campus I da Asces, pelos telefones (81) 2103.2059 / 2005.

Novas campanhas: iniciando o semestre 2014.2, o projeto de extensão já tem ações agendadas para a cidade de Barreiros, na Zona da Mata do Estado, no dia 23 de agosto e em setembro, ainda com data a confirmar, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado.

Câncer de Boca:

O câncer de boca ocupa em todo Brasil um lugar de destaque entre as principais doenças degenerativas, o que corresponde ao 4º lugar em incidência de câncer no mundo, constituindo cerca de 10% dos tumores malignos do corpo humano em brasileiros de localização bucal. Segundo dados do INCA, estima-se que em 2020 o número de novos casos de câncer seja de 15 milhões. Essa distribuição é bem heterogênea entre estados e capitais do país, sendo as regiões Norte e Nordeste as que mostram as menores taxas de incidência de câncer. Acreditamos que esses números não correspondem à realidade, pois inúmeros casos têm sua notificação negligenciada devido à escassez de fiscalização.

O combate ao câncer de boca é uma das prioridades do programa Brasil Sorridente, que faz parte da política de saúde bucal do Ministério da Saúde, sendo o sexto tipo de câncer mais letal no Brasil, atingindo cerca de três mil pessoas ao ano. O seu desenvolvimento é estimulado pela interação do meio ambiente e por fatores hospedeiros como: idade, raça, sexo e herança genética. Dados do INCA apontam que os fatores de risco que levam ao câncer de boca são: idade superior a 40 anos, tabagismo, álcool, radiações, fatores ocupacionais, má higiene oral e uso de próteses mal-ajustadas.