A partir de março de 2008, bolsistas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ganharão um reajuste de 20% no valor das bolsas. Aproximadamente 30 mil pessoas serão beneficiadas. Para os pesquisadores em nível de mestrado, o reajuste passará de R$ 940,00 para R$ 1.130,00, e para os de doutorado, de R$ 1.394,00 para R$ 1.673,00.

Este é o terceiro reajuste das bolsas desde 2004, representando um aumento de cerca de 50% no período. O primeiro aumento, ainda em 2004, após nove anos de congelamento das bolsas, foi de 18%. Segundo a Capes, o reajuste representa um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões a mais no orçamento em 2008, quando a agência pretende aplicar R$ 885 milhões no financiamento de bolsas no país e no exterior e no custeio da pós-graduação.

“O aumento no valor da bolsa estimula que bons alunos do mestrado sintam-se atraídos a seguir a pós-graduação no nível de doutorado”, disse Jorge Guimarães, presidente da Capes. Outro objetivo da Capes é ampliar o número de estudantes atendidos na pós-graduação: a meta é distribuir 60 mil bolsas até 2010 por meio de editais que serão divulgados em breve.

Outras informações podem ser obtidas através do endereço www.capes.gov.br.