Uma das maiores economias do mundo está importando talentos estrangeiros para ocupar seus postos de trabalho. De acordo com a matéria publicada no jornal estatal China Daily, A China quer incentivar 150 mil profissionais qualificados estrangeiros a se estabelecer no país até 2010.

Segundo a publicação, o objetivo chinês é atrair profissionais talentosos que possam contribuir para o desenvolvimento e a inovação da economia. Os profissional procurados são das áreas de agricultura, economia energética, tecnologia da informação, desenvolvimento de novos materiais, biotecnologia e serviços financeiros.

Um dos entraves encontrados e apontados por muitos executivos é o idioma chinês – mandarim – que é difícil de aprender.

Ainda assim, de acordo com o China Daily, um número cada vez maior de pessoas tem se deixado seduzir pela oportunidade de trabalhar na economia que mais cresce no mundo. Estima-se que 200 mil novos estrangeiros venham residir no país a cada ano.

De acordo com as medidas anunciadas, o governo também prevê oportunidades a cônjuges acompanhantes de estrangeiros transferidos à China. Atualmente há 984 brasileiros registrados na embaixada em Pequim, mas a estimativa é de que existam bem mais de 1,5 mil brasileiros morando na China.