Chega oficialmente neste domingo, dois de dezembro, a primeira transmissão da televisão digital no Brasil. Na ocasião, as emissoras paulistas começarão a operar simultaneamente em duas freqüências: analógica e digital. A expectativa é que o sinal digital esteja disponível, até o fim de 2009, em todas as capitais e, em 2013, em todos os municípios brasileiros.

O grande desafio é conseguir dar acesso digital aos usuários dos 55 milhões de residências do país com televisores. Ao todo, são mais de 100 milhões de aparelhos.

Para os paulistas que possuirem o decodificador de sinais digitais, também chamado de set-top box – que já pode ser encomendado em lojas de eletrônicos, a qualidade da imagem digital chega a ser até duas vezes e meia melhor do que a televisão atual, seja ela aberta ou a cabo, passando do padrão de até 480 linhas de resolução para até 1.080 linhas (aberta e digital).

Outra grande vantagem da TV digital é no ponto dos aplicativos da interatividade que fazem parte do “pacote tecnológico” do sistema digital. O acesso interativo aos conteúdos se dará por meio de aplicativos como grade de programação, sinopses e informações extras sobre filmes e novelas. O usuário também poderá, com alguns cliques no controle remoto, personalizar a forma como os programas serão exibidos. As vantagens interativas deverão trazer ainda serviços semelhantes aos existentes na internet, do tipo on-line banking e correio eletrônico.

Um dos grandes impasses para a implementação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) se refere aos valores elevados dos conversores, que têm preços que variam de R$ 400 a R$ 1 mil, enquanto o Ministério das Comunicações estimava que esse preço não passaria dos R$ 200.

Em entrevista coletiva realizada na quarta-feira (28/11), em Brasília, o ministro Hélio Costa sinalizou que a inclusão das tecnologias brasileiras nos dispositivos de TV digital seria um dos responsáveis pelo preço elevado dos conversores.

Com informações da Agência Fapesp.