Nos dias 29 e 30 de novembro, estudiosos, intelectuais e pensadores da cultura poderão participar do Seminário "Memória das Culturas", a ser realizado no Auditório da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Cidade Universitária, São Paulo – SP e transmitido através da internet pelo endereço http://www.ieb.usp.br/.

Com o objetivo de promover o diálogo entre experiências nacionais e internacionais de políticas de acesso e preservação de acervos que levam em conta as questões colocadas pela cultura digital e as formas de produção e distribuição do conhecimento, tendo em vista a memória das culturas, o seminário trará os seguintes temas:
• O acesso de pesquisadores e consulentes ao material integrante dos acervos;
• A reprodução de documentos: direitos autorais, direito de privacidade, estado de conservação material dos documentos;
• A disponibilização para consulta e o acesso ao conhecimento: o fetiche da informação plena ou o mito da biblioteca universal;
• A formação de acervos: critérios e políticas de memória. Os limites do documento, as condições de guarda, políticas de acesso e preservação digital;
• A internet e novas formas de pesquisa. O quê e como disponibilizar, quais os limites para o acesso: a era dos arquivos abertos (OAI).

Confira clicando aqui a programação do Seminário. Outras informações através do endereço www.ieb.usp.br.