O Governo Federal prevê atingir, até 2010, a meta de 1,5% do Produto interno Bruto (PIB) em investimentos ligados pesquisa, desenvolvimento e inovação científica. Em 2006, o investimento foi 1,02% do PIB”. O anúncio foi feito o programa de rádio semanal, “Café com o presidente”. O presidente Lui inácio Lula da Silva anunciou, investimentos de R$ 41 bilhões nas áreas ligadas à ciência e à tecnologia.

De acordo com o presidente, esse dinheiro será, diluído entre 2007 e 2010. “O investimento vai trazer retorno e fazer com que o Brasil se torne mais senhor da situação”, afirmou. No anúncio o presidente determinou quatro prioridades.

São elas: 1) expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, cuja meta é ampliar e fortalecer a parceria com estados e municípios; 2) promoção das inovações tecnológicas nas empresas; 3) pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, como tecnologia da informação, biocombustíveis, agronegócios e insumos para saúde e energia nuclear; e 4) ciência e tecnologia como instrumentos para o desenvolvimento social.

Outro anúncio foi quanto às bolsas de estudo para pesquisadores. Com a iniciativa, o governo espera impedir a saída do país de pesquisadores. “Temos mais de 80 mil pesquisadores e doutores. A produção científica no Brasil vem crescendo. Estamos fazendo algumas ações, como reajuste nas bolsas de estudos. Vamos investir R$ 6,5 bilhões em bolsas de estudos entre 2007 e 2010”.