Seguem até sete de dezembro as inscrições para o 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados. O prêmio que faz parte do Programa Mulher e Ciência foi criado com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Neste ano, o prêmio será atribuído a três categorias: estudante do ensino médio; estudante de graduação; e graduado(a). Podem concorrer alunos de todos os estados e do Distrito Federal. Haverá uma premiação por unidade da Federação e três em âmbito nacional. Cada candidato pode inscrever apenas um trabalho.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi lançado em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação a refletir sobre o porquê da existência de relações desiguais entre mulheres e homens na sociedade brasileira. A primeira edição do prêmio recebeu a inscrição de 1.587 trabalhos. Na segunda, foram 1.645. Outras informações no regulamento.

O formulário de inscrição e outras informações do Prêmio podem ser conferidas no Site do concurso.