O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela ainda que a região nordestina é responsável por 127.403, casos de dengue registrados em todo o Brasil, o equivalente a 26% dos casos notificados no País. No Nordeste, Fortaleza e Caruaru são os municípios com maior registro de notificações, 13.992 e 7.179 casos, respectivamente.

Para combater estas estatísticas, o Governo do Estado de Pernambuco convocou 10.162 médicos profissionais para entrar na guerra contra a doença. O convite foi feito através de carta elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Em todo o país, serão acionados 300 mil médicos com objetivo de evitar as mortes relacionadas à dengue hemorrágica, a forma mais grave da dengue. A estratégia tem o objetivo de mobilizar os médicos a diagnosticar a dengue no seu estágio inicial.

A Campanha Nacional de Mobilização contra a dengue começou em outubro deste ano. Em Caruaru, a Secretaria Municipal de Saúde também participa da mobilização nacional. Neste próximo sábado, 24, acontece o Dia “D” da Campanha e a ação será concentrada no Bairro José Liberato, envolvendo 200 servidores. De acordo com o diretor de Controle de Vetores e Vigilância Animal (DCVVA), sanitarista José Marcolino da Silva, os trabalhos serão desenvolvidos no horário das 7h30 às 13h. A meta é visitar as 2.700 residências existentes na localidade.

Neste ano, a doença já causou 121 mortes e contaminou mais de 480 mil pessoas. Em Pernambuco, a doença atingiu 29.924 pessoas até setembro, sendo registrados 109 casos de dengue hemorrágica e 3 mortes. Os sintomas mais evidentes da doença são febre, dor no corpo e falta de apetite. Nesses casos, a população deve procurar um médico, que será capaz de dar o tratamento adequado para cada caso. O índice de morte por febre hemorrágica tem sido de 10% no Brasil.