Termina amanhã a 8ª reunião anual da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN, na sigla em inglês). O evento que tem o objetivo de apresentar novas vacinas que já começaram a ser produzidas em escala piloto e os ensaios clínicos e que possivelmente farão parte das ações de prevenção de várias doenças encontradas.

Promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz e pela Fundação Butantan, a reunião discute novas formas de combate a doenças como a dengue, gripe aviária, amarelão, pneumococo e papiloma vírus humano (HPV).

A participação de pesquisadores estrangeiros, tem como destaque, a vacina sintética contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib), bactéria que pode causar meningite e outras doenças infecciosas.

O estudo será apresentado pelo diretor do Centro de Antígenos Sintéticos da Universidade de Havana, Vicente Vérez-Bencomo. O gerente-geral da empresa chinesa de biotecnologia Xiamen YST Biotech, Steven Gao, discorrerá sobre os ensaios clínicos de uma vacina inédita contra a hepatite E, doença que já foi responsável por epidemias no centro e sudeste da Ásia, no norte e oeste da África e na América Central.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiocruz.