O Grupo de Gestão Ambiental Avançada – GAMA do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, irá promover a X Semana do Meio Ambiente do Agreste. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Municipal de Caruaru, através da Serviços Públicos e Sustentabilidade, além da ACIC, IFPE-Caruaru, IFPE-Belo Jardim, Asces-Unita, Associação SOS Rio Ipojuca, Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Associação de Catadores de Caruaru, Associação Conhecer e Preservar e Rotary Club Caruaru. O evento acontecerá no período de 01 à 05 de junho, celebrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, com diversas atividades abertas ao público. O Evento este ano terá como tema: Resistir para Sobreviver. Visando criar uma consciência ambiental na população, haverá práticas sustentáveis por meio de apresentações culturais, palestras, mesas redondas, minicursos e gincanas.

A abertura das atividades tem início no dia 01 de junho, a partir das 18h, onde se dará o credenciamento e abertura oficial do evento na Associação Comercial e Industrial de Caruaru- ACIC. Este momento contará com a presença da direção da UFPE-CAA, Prof. Dr. Manoel Guedes, Prof. Dr. Gilson Lima da Silva; a presidente da ACIC, Sra. Ivana Porto; o Secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru, Sr. Ytalo Thiago Santos Farias, a diretora do IFPE Caruaru, Profa. Elaine Santos; e o Coordenador de Cursos de Engenharia da Asces-Unita, Prof. Deivid Figueiroa.

Entre os dias 02 e 05 de junho acontecerão palestras e mesas redondas e eventos culturais. No dia 02, a partir das 8h, no auditório do IFPE-Caruaru, o Secretário Executivo da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru, Ramon Aberlanda, o representante do IFPE, Prof. Danilo Abreu e a Supervisora do Projeto AMA, Larissa Maria; explanarão sobre a educação ambiental nas escolas municipais de Caruaru. A partir das 14h, no auditório da ACIC, o Professor e Biólogo Alexandre Nunes, ministrará o minicurso Manejo e Controle de Pragas. A partir das 19h, no auditório da ASCES-UNITA, o Coordenador de Cursos de Engenharia, Professor Deivid Figueiroa discutirá diversos convidados sobre Urbanização e Meio Ambiente.

No dia 03 de junho, às 8h30, no campus UFPE, ocorrerá o plantio de 50 mudas em referência ao aniversário de 50 anos da I Conferência Mundial de Meio Ambiente da ONU. Às 14h, na quadra do Colégio Alternativo, haverá uma gincana cultural com os alunos desta escola.

No dia 04 de junho, às 14h, na Estação Ferroviária, haverá o evento São João Sustentável, com diversas atividades culturais e a aplicação da Pegada Ecológica aos turistas no local.

No dia 05 de junho às 8h30, no Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro, será realizada uma Aula Aberta sobre os Desafios da Defesa do Meio Ambiente, com o Sr. Severino Montenegro, que dá nome ao parque. Também haverá atividades culturais e lúdicas com as crianças e público do local.

Programação completa aqui

As inscrições para o evento são gratuitas e ocorrerão de 06 até 27 de maio através do site: https://www.even3.com.br/gamasmax/

Para mais informações: INSTAGRAM – @gamaufpe

Fonte: GAMAUFPE