Para muitos jovens a mistura bebida alcoólica e energéticos pode gerar uma euforia considerada “legal”, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, a mistura gera o dobro de chances de acidentes em comparação àqueles que consomem apenas bebidas alcoólicas.

Foram mais de 4 mil estudantes entrevistados e as conclusões acusam que os que misturavam os energéticos com álcool tinham mais chances de sofrer ferimentos, necessitar ajuda médica ou enfrentar problemas sexuais, do que os que não fazem a mistura.

De acordo com os pesquisadores, as bebidas energéticas geralmente contêm altos níveis de cafeína ou outros estimulantes como ginseng escondem os sintomas de embriaguez.

O relatório apresentado na reunião anual da Associação Americana de Saúde Pública em Washington apresentou também o índice de estudantes que teriam consumido álcool misturado com energéticos nos últimos trinta dias. Dos 4.275 estudantes de dez universidades o resultado foi de 30%.

"Ficamos surpresos com o fato de o risco de conseqüências sérias ou potencialmente fatais serem tão maiores para os que misturam energéticos e álcool", disse Mary Claire O’Brien, que liderou a pesquisa. "Energéticos são estimulantes e qualquer estimulante está associado com comportamentos de risco", disse.