Já existe o Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas (terceiro fim de semana de setembro) e o Dia do Rio (27 de novembro). Agora também tem o Dia do Rio Capibaribe, que vai ser comemorado igualmente em 27 de novembro. A lei, de número 14.011, foi publicado ontem no Diário Oficial de Pernambuco.

O autor do projeto é o deputado Augusto Coutinho (DEM), o parlamentar diz que a efeméride “se constitui, antes de qualquer coisa, em motivo de reflexão, união e conscientização acerca da preservação e proteção dos nossos recursos naturais”.

Para ambientalistas, a nova data comemorativa deve ser uma oportunidade para cobrar dos gestores públicos a despoluição do Capibaribe. “E também para a população pensar que todo dia é dia de não jogar lixo no rio”, afirma o urbanista Alexandre Ramos, que desde 2007 desenvolve projetos no Capibaribe nas áreas de cultura e de meio ambiente.

“Um dia para comemorar e 364 para sujar”, indigna-se o coordenador da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), Alexandre Araújo. “Celebrar é importante, pois leva à reflexão, mas melhor ainda é agir”, considera o ambientalista.

Com 242 quilômetros de extensão e 74 afluentes, o rio banha 27 municípios e liga a Serra do Jacarará, entre Poção e Jataúba (Agreste), na nascente, ao Bairro do Recife (na capital), onde tem sua foz junto ao Rio Beberibe. Os dois cursos d’água alcançam juntos o Oceano Atlântico, depois de passarem por baixo da Antiga Ponte Giratória.

Por onde passa o rio recebe esgoto e lixo. Estimativas apontam que, dos 66 canais que cortam o Recife, 27 deságuam sem qualquer tratamento água suja no Capibaribe.

Há um projeto de US$ 190 milhões para a despoluição do rio. O governo do Estado escolheu cinco municípios – Paudalho, Limoeiro, Salgadinho, Toritama e Vitória de Santo Antão – para a implantação de projetos de saneamento.

Os cinco, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, contaminam com esgoto reservatórios utilizados no abastecimento da Região Metropolitana do Recife. Santa Cruz do Capibaribe também polui a Barragem de Jucazinho, que abastece Caruaru, mas está incluído em outro projeto.

Fonte: JC Online