Aconteceu na última terça-feira, 06, o II Seminário sobre Segurança Pública / Gestão Democrática e Governo Local, promovido pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco. O evento integra um conjunto de ações previstas pelo Governo de Pernambuco, realizáveis até dezembro/2007, somando-se a outros cinco seminários, três fóruns e 21 programas de capacitação realizados em 17 cidades do Estado, inclusive no Recife.

A idéia é divulgar o Plano Estadual de Segurança Pública que possui entre suas ações, a intenção de formar Conselhos Municipais de Segurança Pública; a definir prazos para as conferências municipais e regionais e buscar de alternativas à capacitação dos municípios na área de segurança pública.

O representante da Secretaria de Defesa Social, o Dr. Arlindo Teixeira, gestor da Gerência de Proteção Participativa ao cidadão (GPPC), destacou a importância de tratar sobre o tema desta forma. "Esse é o primeiro momento feito para o planejamento do enfrentamento da violência e criminalidade. Nunca aconteceu de se discutir a segurança pública dessa forma,  trazendo a sociedade para a discussão e estabelecendo de fato uma parceria entre o governo, os órgãos operativos e os municípios", declarou.

Em março, do ano corrente, a cidade de Caruaru foi sede do “I Seminário Nacional de Prevenção à Violência: Município e Segurança Comunitária”. O Seminário teve o objetivo de discutir o tema através de suas origens e dos fatores que o influenciam, além de tentar fazer do município uma referência nacional na criação e condução de políticas públicas no setor de prevenção à violência. Na ocasião, a Asces ofereceria a expertise acadêmica para coordenar pesquisas sobre a criminalidade em Caruaru. Um dos principais resultados do evento foi a criação do Núcleo Caruaruense de Estudos e Pesquisa de Prevenção à Violência, uma parceria entre a Instituição e a Prefeitura da cidade.