Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que os brasileiros chegam a gastar 19% da renda familiar com saúde. Os mais prejudicados são as pessoas de baixa renda que chegam a gastar 61% das despesas com saúde. Ainda segundo a pesquisa, 9,1% dos entrevistados afirmaram que já tiveram que vender bens ou pedir dinheiro emprestado para comprar remédios.

Pensando em reduzir os gastos com medicamentos de uso considerados essenciais, desde 2004, o governo federal implantou o Programa Farmácia Popular do Brasil. Com o objetivo de beneficiar quem não consegue manter o tratamento por causa dos altos preços dos medicamentos. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde adquire os remédios de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e os disponibiliza nas farmácias a preços até 85% mais baixos que os de mercado.

Atualmente existem 369 unidades da Farmácia Popular nos vinte e seis estados da federação mais o distrito federal. Em Pernambuco, são 10 unidades distribuídas nas cidades de: Bezerros, Camaragibe, Caruaru, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Petrolina, Recife e Surubim

O valor relativamente baixo das medicações é associado ao não uso de pesquisa, marketing e da publicidade, já que as medicações são todas genéricas – fórmulas e composições iguais aos medicamentos de marca – atualmente, o governo federal disponibiliza 107 remédios para o tratamento das doenças com maior incidência no Brasil, como diabetes e hipertensão, além de preservativos para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Confira aqui a lista de medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares.

Os medicamentos que integram atualmente a lista da Farmácia Popular do Brasil foram definidos segundo critérios epidemiológicos, considerando as doenças de maior incidência sobre a população brasileira e também aquelas que geram maior impacto no orçamento familiar. Segundo o ministério, os produtos mais procurados são os contra hipertensão e diabetes. Os preços são estabelecidos de acordo com a tabela de valores de referência para cada princípio ativo publicada na Portaria 491/06, do Ministério da Saúde.

Com informações do Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre o assunto
> Anvisa conclui novo regulamento das farmácias 
> Anvisa aprova novas regras para remédios anorexígenos  
> Anvisa quer padronizar vocabulário dos remédios 
> Brasil é maior consumidor mundial de remédios para emagrecer