A Marinha do Brasil está em grande expectativa. O motivo é a retomada do Programa Nuclear Brasileiro que poderá ser concluído até 2014, caso se confirmem os investimentos previstos pelo governo federal de R$ 1 bilhão ao longo dos próximos oito anos. Com esse investimento assegurado, o primeiro submarino nuclear brasileiro poderá estar pronto em 2020.

O anúncio feito na última quinta-feira (25) pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, destacou a retomada do programa permitirá que o país domine todo o ciclo de combustível nuclear e conclua o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (Labgene), que conterá um reator de 11 MW de potência, suficiente para iluminar uma cidade de 20 mil habitantes.

Depois de passar sete anos em “estado vegetativo“, como definiu o almirante, o programa será retomado em 2008, quando receberá R$ 130 milhões. “Com os investimentos, a Marinha conseguirá produzir combustível nuclear em escala industrial para mover seus submarinos a partir de 2015”, declarou o almirante.

A grande dúvida para o Programa no momento é a convocação do Conselho de Defesa Nacional para definir se o Brasil vai optar por construir o submarino de propulsão nuclear ou não.

Depois de salientar a dualidade do programa – destinado tanto à produção de energia elétrica quanto à propulsão de submarinos – o almirante disse que este projeto nuclear "é uma das grandes vitórias tecnológicas do País, se não a maior".

Fonte: Agência Estado