Uma substância encontrada no brócolis pode se tornar uma das alternativas para reduzir os efeitos danosos da exposição solar excessiva. A pesquisa realizada pelos cientistas americanos apresentou redução da inflamação na pele provocada pela radiação ultravioleta.

A substância encontrada no brócolis e responsável pelo efeito é o sulforafane, cujos efeitos no combate ao câncer têm sido recentemente estudados por diversos grupos de pesquisa. No novo trabalho, os autores verificaram que o componente reduziu em grande parte o eritema – vermelhidão na pele resultante da exposição ao sol – em voluntários.

Segundo os autores, o extrato reduziu os eritemas em 37,7% em média. O estudo destaca que o sulforafane não absorve a radiação ultravioleta, mas atua no nível celular para tal resultado. A substância também induz a formação de proteínas protetoras na pele, efeito que dura vários dias.

Os resultados do trabalho serão publicados esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais freqüente da doença, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

Com informações da Agência Fapesp.

Leia mais sobre o assunto:
> Brócolis e couve-flor para fortalecer a próstata