Um incentivo à produção cultural de Pernambuco abre inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo do Estado. A premiação é oferecida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) prevê uma pensão vitalícia para mestres da cultura popular e tradicional de Pernambuco e grupos que trabalham na difusão das manifestações artísticas do estado.

Este ano, serão contemplados outros três artistas ou entidades pernambucanas, elevando para 18 o número de beneficiados. Os eleitos podem receber o valor de R$ 750,00 (individual) e R$ 1,5 mil (grupos) e um dos requisitos para o prêmio é estar em atividade há mais de 20 anos e também estar capacitado a transmitir seus conhecimentos ou técnicas para alunos e aprendizes.

Em Caruaru, 13 entidades definiram esta semana os representantes para o concurso:
João do Pife; Boi Tira-teima; Azulão; TEA, Tavares da Gaita; Severino Vitalino; Leonel do Samba; Banda de Pífanos Cultural; Prazeres Barbosa; Batalhão Nº 333; Manoel Vitalino; Banda Comercial e Banda Nova Euterpe.

A previsão é que o resultado do concurso seja anunciado ainda este ano, no mês de dezembro e atualmente, são considerados patrimônios vivos de Pernambuco os xilógrafos José Costa Leite, Dila e J. Borges; os artesãos Manuel Eudócio, Zé do Carmo, Nuca e Ana das Carrancas; os músicos Camarão, Canhoto da Paraíba, Mestre Salustiano; a cirandeira Lia de Itamaracá; a artista circense Índia Morena; além do Clube Homem da Meia Noite, do Maracatu Leão Coroado e da Sociedade Musical Curica.

Informações sobre o edital de inscrição pode ser conferido através dos sites: www.fundarpe.pe.gov.br ou www.cultura.pe.gov.br.