Novas pesquisas trazem a luz para homens que sofrem com o câncer de próstata. De acordo o estudo realizado na Universidade de Genebra, na Suíça, operações para retirar a próstata ou parte dela são o método mais eficaz para combater a doença.

O estudo analisou avaliou o resultado dos tratamentos recebidos por todos os homens diagnosticados com câncer de próstata localizado (não-estendido) em Genebra, entre os anos de 1989 e 1998.

Ao todo, foram 844 pacientes, destes, 158 foram submetidos a uma prostatectomia (operação para extirpar total ou parcialmente a próstata), que requer anestesia geral e pode causar impotência. Dez anos após seu diagnóstico, apenas 17% tinham morrido desse tipo de câncer.

O mais alto índice foi quanto aos que optaram ao tratamento com hormônios com 59%. Dos  que fizeram radioterapia, 25% morreram após dez anos.

O estudo, publicado na revista americana "Archives of Internal Medicine", traz o debate sobre qual seria o melhor tratamento para o câncer de próstata. A decisão depende muito "das preferências pessoais e das experiências do paciente e do médico", afirma um dos autores do estudo.

De acordo com a publicação, a prostatectomia foi recomendada especialmente para pacientes jovens e homens com tumores pouco diferenciados, mas ponderaram que só estudos clínicos poderão dar as "provas conclusivas".