No próximo dia 30 de outubro Caruaru vai vivenciar a campanha de prevenção da Sífilis Congênita. O tema será “Mãe, previna seu bebê contra a Sífilis Congênita e a Aids”, a ação se concentrará na Tenda da Saúde, no Marco Zero, no horário das 9h às 16h.

Serão disponibilizados exames laboratoriais para a população em geral, principalmente gestantes que não compareceram as unidades de saúde para fazer o Pré-natal, bem como para seus parceiros.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids, drª Elzimery Leal, como forma de incentivar à população a aderir à campanha, serão distribuídas camisetas padronizadas da ação. Também consta na programação, orientação dos profissionais de saúde junto à população. “A nossa intenção é mostrar as formas de transmissão da doença e como as pessoa pode ser tratada na rede municipal de saúde”, ressaltou Elzimery Leal. A campanha também amplia a prevenção da transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê.

A ação faz parte das comemorações do Dia Nacional contra a doença, que acontece em 21 de outubro. A realização do evento é da Coordenação local do Programa DST/Aids e o Coas/CTA.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e a transmissão acontece de pessoa para pessoa através do contato sexual direto com a ferida provocada pela doença. A sífilis também pode ser transmitida durante a gestação. Quando o bebê adquire a doença da mãe ela é chamada de sífilis congênita.

Serviço:
Campanha municipal de prevenção da Sífilis Congênita
Local: Marco Zero de Caruaru, centro
Data/Hora: 30/10 – Das 9h às 16h
Atendimentos gratuitos