Quem acredita que os carboidratos só existem para engordar pode estar enganado. É o que apresenta a pesquisa realizada na Austrália, com a participação de cientistas da Universidade de Adelaide.  Os resultados mostram que uma dieta com 46% de carboidratos e 30% de gorduras garantiria melhor desempenho em testes de raciocínio rápido em comparação com pessoas que não costumam comer esses elementos.

A pesquisa apresentada pelo ‘American Journal of Clinical Nutrition’ estudou 93 pessoas, todas com sobrepeso ou obesos. Eles foram submetidos a um primeiro teste de rapidez. Os que foram considerados mais lentos entraram em uma dieta rica em carboidratos. Depois de dois meses, em novo teste, seu resultado foi baixar o tempo por aproximadamente o dobro do valor de redução obtido pelo outro grupo.

De acordo com o estudo, o excesso de gordura pode elevar os níveis de cortisol no sangue, o que pode afetar a memória. Além disso, a gordura pode causar uma intolerância a glicose, que tem importante papel na cognição.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os carboidratos devem corresponder entre 55% a 75% da energia da alimentação, o que pode significar pelo menos um alimento rico em carboidrato por refeição.

Para especialistas em nutrição, o problema não e se alimentar com carboidratos e sim ingerir de maneira excessiva esse tipo de alimento. E quando falta carboidrato para ser queimado no organismo o corpo se encarrega de queimar proteínas ou gorduras, o que acaba sendo maneiras que causam mais desgaste.