Um estudo começa a desmistificar um fato que, até então,  intrigava a ciência. Pesquisadores afirmam que descobriram a função do apêndice, considerado um “órgão vestigial” e parte supérflua do corpo humano, por Darwin. Há gerações o apêndice era comumente retirado pois, quando inflamado, pode levar a pessoa à morte.

De acordo com o Duke University Medical School o apêndice atua como protetor de germes "bons", e que sua função está relacionada com a população de bactérias do intestino. "O apêndice age como uma casa segura para esses microorganismos", afirmou Bill Parker, co-autor do estudo, à CNN.

Se a flora intestinal de uma pessoa morre, ela pode ser repovoada facilmente adquirindo germes de outras pessoas – explicou o pesquisador. – Mas em tempos passados, quando epidemias de cólera eram freqüentes e a população era menor, o apêndice tinha sua função.

O estudo foi publicado na revista Journal of Theoretical Biology.