Aproximadamente 24,6 milhões de pessoas no Brasil  têm algum tipo de deficiência, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística . Pensando nessa parcela da população que foi aberta uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal para aquisição de qualquer equipamento para pessoas com deficiência como: cadeiras de rodas, próteses, órteses, aparelhos auditivos, entre outros.

A ação vai permitir o financiamento de até 100% do valor do equipamento, limitado a um valor mínimo de R$ 500 e máximo de R$ 10 mil. O prazo para pagamento é de até 24 meses, com taxa de juros de 1,96% ao mês.

Para obter o empréstimo, não é necessário comprovar a deficiência. O interessado será submetido a uma avaliação de risco de crédito e, após a compra do equipamento, o financiamento será liberado mediante a apresentação da nota fiscal. Este é o primeiro financiamento específico de um banco público para pessoas com deficiência. 

Segundo a chefe da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maior, o financiamento é um complemento ao que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem a obrigação constitucional de conceder gratuitamente equipamentos para pessoas com deficiência. “O SUS oferece equipamentos que servem para a grande maioria das pessoas. Os de mais altos valor não têm como ser concedidos ainda pela tabela do SUS. Com o financiamento, você tem essa opção”.

Com informações da Agência Brasil .