Em visita ao Brasil, o professor Dr. Francesc Hernández da Universidade de Valência, Espanha, esteve na sede da Associação Caruaruense de Ensino Superior e na ocasião ele proferiu a palestra ‘A Reforma do Sistema de Ensino Superior Europeu’ e perspectivas de estudo na Europa. Aproximadamente 400 alunos da instituição estiveram presentes nas três apresentações do docente. O Portal Asces conversou com o professor e traz agora outras informações sobre a Reforma.

Portal Asces – Em que consiste a Reforma do Sistema de Ensino Superior Europeu?
Dr. Francesc Hernández –
A construção de um único espaço da educação em investigação, pesquisa e formação superior para todos os países que participam da construção do espaço europeu. Baseado na Declaração de Bolonha, 47 países europeus aderiram a mesma denominação para a graduação e pós-graduação e a utilização da mesma unidade de medida créditos ECTS – (Sistema de Transferência de Créditos Europeus) o que simplifica e permite a validação dos créditos educacionais para os países quem compõe a União Européia.

Portal Asces – Quais são os programas e instituições podem facilitar a ida do estudante brasileiro estudar na Europa?
Dr. Francesc Hernández – Em princípio, o Brasil têm excelentes relações com Portugal e Espanha, isso, sempre dependendo de acordos específicos entre instituições como a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualquer estudante fora da união européia pode participar destes convênios, desde que as instituições as quais ele faça parte tenham as estruturas legais homologadas e condizentes com o sistema europeu. Na verdade, é preciso que as universidades tenham acordos bilaterais, o que favorece os mecanismos de aceitação.

Portal Asces – Quais as áreas de Pesquisa da Universidade de Valência oferece para convênios com instituições brasileiras e como podem ser feitas essas parcerias?
Dr. Francesc Hernández –
A Universidade de Valência é uma instituição com mais de 500 anos de história e nela existe uma grande estrutura tendo cursos em praticamente todas as áreas de conhecimento. Em todo Sistema de Ensino Europeu, os convênios que são feitos amparam todas as áreas de conhecimento. Da Odontologia à Direito, os estudantes podem participar e adquirir conhecimentos através desses convênios.

Portal Asces – A Reforma do Sistema de Ensino Superior Europeu melhorou ou deixou margens que possam ser criticadas?
Dr. Francesc Hernández –
A reforma tem aspectos positivos e aspectos negativos. Vejo mais aspectos positivos, como: o favorecimento da integração entre professores e alunos. A busca de mecanismos e iniciativas para favorecer e ampliar o espírito científico, o que é muito bom.  E sem falar das próprias possibilidades de intercâmbio dentro da União Européia e a troca de experiências entre alunos e professores.