Esta semana o governo de Pernambuco anunciou a criação de um número exclusivo para comunicações de emergências escolares, o 197. O canal está disponível 24h por dia e, por meio dele, estudantes, responsáveis e professores poderão comunicar suspeitas ou atos violentos. Também está disponível pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública um canal exclusivo, o Escola Segura, para o recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas.

Essas ações foram tomadas depois de recentes ataques no Sul e Sudeste do país. Segundo os dois Governos, todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Em Pernambuco, o governo local também criou um protocolo para intensificar o monitoramento de possíveis atos violentos nas escolas e creches e que poderá servir de modelo tanto para unidades da rede pública quanto da rede privada.

Na Asces-Unita, as tratativas para manutenção de um ambiente respeitoso, acolhedor e seguro seguem conforme fluxo já adotado. Além das reflexões promovidas no ambiente acadêmico, ações de extensão levam às escolas atividades que visam tranquilizar crianças e reforçar a real essência do ambiente escolar. Além disso, a IES disponibiliza um setor socioeducacional para escuta dos estudantes. A atenção ao acesso às nossas instalações também foi reforçada.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, Darci Cintra Filho, além do cuidado com a segurança, é necessário tranquilizar a todos. “Muitas mensagens vem se dissemeninandodisseminando pelas redes sociais com informações equivocadas ou mesmo com desinformação. No momento, reforçamos a necessidade de contermos qualquer onda de pânico, ao mesmo tempo em que devemos seguir atentos à utilização dos canais adequados para apresentar denúncias acerca de situações que demandem real atenção. A Asces-Unita tem um histórico de ações que contribuem à consolidaçãopara a consolidação de uma cultura de paz e seguiremos adotando todas as medidas para que nossos espaços sejam marcados pelo diálogo e pelo respeito”, informou.