Integrante da equipe médica, o enfermeiro é o principal responsável em prestar assistência aos doentes, no sentido de promover sua recuperação. Auxiliar direto do médico, o profissional de enfermagem cuida dos pacientes internados em hospitais e/ou clínicas, podendo também pode atuar no atendimento domiciliar a pacientes idosos, acidentados ou acometidos por doenças crônicas. Observando seu estado geral, além de estar sempre atento a higiene e ao bem-estar, o enfermeiro se responsabiliza diretamente pela aplicação de remédios, quando necessário.

A história da enfermagem surgiu com o nascimento de Florence Nightingale, em Florença, na Itália. Aos 31 anos, começou seus estudos em um curso de treinamento na Alemanha, contrariando os interesses de sua própria família. Durante a Guerra da Criméia, Sul da Rússia, de 1854 a 1856, atuou como enfermeira ao lado de 38 voluntárias. Bastou chegar às enfermarias que o índice de mortalidade entre os hospitalizados baixou de 40% para 2%.

Em decorrência dessa experiência, a primeira Escola Euperior de Enfermagem do mundo foi fundada em sua homenagem, em 1859, na Inglaterra. No Brasil, a profissão da Enfermagem também é conhecida como a “Profissão Ana Neri”. Ana Justina Ferreira assim como Florence Nightingale, rompendo com o preconceito da época, que não permitia à mulher trabalhar fora de casa, trabalhou cuidando dos feridos nos campos de batalha da Guerra do Paraguai (1864-1870), depois que seus dois filhos são convocados. Ela improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos doentes.

A primeira escola de enfermagem fundada no Brasil recebeu o nome da enfermeira que veio a falecer em 20 de maio de 1880.

Áreas de atuação do enfermeiro

– Em geral, o enfermeiro organiza os serviços de enfermagem em hospitais e clínicas, além de supervisionar os trabalho dos técnicos, podendo também atuar nos centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTIs), pronto-socorros e unidades de hemodiálise.

– Se optar pela área da obstétricia, deve acompanhar gestantes ou trabalhar em programas de planejamento familiar.

– Em pediatria, cuida de crianças e recém-nascidos em berçários, creches, clínicas pediátricas e UTIs. E na área psiquiátrica, presta assistência a pacientes com distúrbios psíquicos e de comportamento.

– Na enfermagem geriátrica, assiste idosos, doentes ou não, internados em clínicas de repouso e hospitais. E na área de resgate, compõe equipes de salvamento a vítimas de acidentes de trânsito, incêndios e calamidades públicas.

– Quando atua no trabalho, presta serviços em empresas, geralmente participando de programas de prevenção a doenças. E se escolhe a área de saúde pública, orienta a população sobre enfermidades, campanhas de vacinação, além de atender pacientes em clínicas, postos de saúde e hospitais públicos.

– Além de poder trabalhar na área da enfermagem especializada em dependência química. Hospitais e clínicas psiquiátricas estão transformando espaços ociosos em enfermarias para atender dependentes químicos e com isso aumentando as oportunidades de trabalho aos profissionais dedicados a esta área.

Perfil profissional:
O enfermeiro norteia a sua atuação, enquanto profissional da área da saúde, considerando a integralidade do ser humano/família/comunidade, referenciado por um padrão de bem-estar articulado no contexto do processo saúde-doença, nos modelos de sistema de saúde e nos modelos de cuidados de enfermagem, através da competência técnica, do comprometido, da criatividade e da sensibilidade com as especificidades regionais, estaduais, nacionais e universais das questões de saúde e do processo de trabalho e suas transformações, nos âmbitos social, cultural, educativo, político, econômico, ético e científico.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces  pensando na formação humanística e integrada de seus alunos trouxe para Caruaru o curso de Enfermagem. O bacharelado foi autorizado pelo MEC através da Portaria nº 4.336, publicada em 14/12/2005. As primeiras turmas começam a funcionar no ano de 2006. Anualmente são oferecidas 100 vagas, em regime diurno integral, divididos em duas entradas.