Disciplina, treinamento, filosofia e muito suor são alguns elementos que fazem um atleta. Para o Judô, luta tradicional dos japoneses, essas também são os fatores que trazem o sucesso no esporte. Esse sucesso é perseguido a cada competição por muitos. Em Pernambuco, a competição oficial, promovida pela Liga Pernambucana de Judô, está em sua 2ª etapa e neste próximo sábado, dia seis acontece a fase final na cidade de Palmares.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, foi representada por quatro estudantes que mostraram o que árduos treinamentos podem fazer. Richard Michael e Wdson Pyerre, do oitavo período de Direito, juntamente com Heleno Neto do segundo período do mesmo curso e José Rafael Araújo do sétimo período de Ed. Física.

Os destaques da competição ficaram para Wdson Pyerre, faixa marrom ficou com a medalha de ouro na categoria de 90 a 100 quilos e o atleta Rafael Araújo, faixa preta 1º dan que ficou com a medalha de prata ao enfrentar o professor e 5º Dan na modalidade, Carlos Tevano.

“Além da coordenação, velocidade, condicionamento, flexibilidade, elasticidade, o judô permite uma disciplina e desenvolvimento pessoal por ser arte e uma filosofia de vida”, disse o aluno Rafael Araújo, que também ensina judô aos alunos da instituição. No currículo o atleta já participou de grandes competições a nível nacional como o brasileiro de 2003, no qual o competidor ficou em quinto na classificação geral nacional.

A segunda etapa do Campeonato Pernambucano de judô aconteceu em Arcoverde no último dia 22 de setembro e sua etapa final está marcada para o próximo sábado, 06 de novembro.