A tradição popular diz que vó é mãe duas vezes. Em Recife, esse dito popular ganhou veracidade na tarde desta quinta-feira, 27. Após cinco anos de tentativas sem sucesso, o sonho de ser mãe para Cláudia Michele, 27, se realiza. A agente de saúde, Rosinete Palmeira Serrão, de 51 anos, mãe de Cláudia, gerou os próprios netos gêmeos, Antônio Bento e Victor Gabirel.

A cesariana durou apenas 10 minutos e o primeiro a nascer foi de Antônio Bento, às 14h32, medindo 46 cm e pesando 2,410 Kg. Seu irmão, que não é idêntico, veio ao mundo logo em seguida, apenas um minuto depois. Vitor Gabriel nasceu com 2,930 Kg e 47,5 cm.

A experiência inédita no Brasil começou quando Rosinete decidiu ajudar a filha, sabendo que ela nunca poderia gerar uma criança. Um problema no útero não permitia uma gestação. Os meninos estão sendo amamentados somente pela avó por enquanto. A mãe que está fazendo reposição hormonal poderá amamentá-los em breve.

Tanto a gravidez, quanto o parto foram tranqüilos e sem problemas comuns às gestantes de alto risco, como hipertensão e diabete. Toda a família assistiu atentamente a cirurgia pela televisão.

O responsável pelo procedimento foi o ginecologista Cláudio Leal Ribeiro, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele implantou quatro embriões no útero de Rosinete, que fez reposição hormonal desde janeiro.

ANTECIPAÇÃO – O parto de Rosinete estava previsto para o dia 12 de outubro, mas foi antecipado para esta quinta (27). Ela é a primeira avó brasileira a dar à luz dois netos, através da técnica de fertilização in vitro.