Pesquisadores americanos descobriram que ingerir o analgésico paracetamol com café pode aumentar o risco de problemas no fígado. Esse é o estudo que está sendo desenvolvido na Universidade de Washington.  De acordo com os cientistas, grandes quantidades de paracetamol podem causar danos permanentes ao fígado. Eles sugeriram ao governo americano que restrinja o número de comprimidos que podem ser comprados em farmácias.

A pesquisa intitulada Pesquisa Química em Toxicologia, aborda os riscos que o café pode trazer ao fígado. Os cientistas já sabem que o consumo excessivo de álcool pode tornar o remédio ainda mais tóxico, mas esta é a primeira pesquisa que sugere que a combinação de paracetamol e cafeína pode ter um efeito parecido.

O estudo usou a bactéria E. coli, que foi geneticamente modificada para produzir uma substância química fundamental do fígado, que em humanos ajuda o corpo a quebrar o analgésico. Quando a bactéria foi exposta a altas doses de paracetamol e cafeína ao mesmo tempo, a quantidade de um subproduto tóxico triplicou. Este subproduto é justamente a toxina que causa danos ao fígado depois de uma overdose do analgésico.

A comunidade científica se pronunciou a respeito da descoberta. “É muito cedo para emitir um alerta sobre cafeína e paracetamol”, disse o pesquisador da Universidade de Newcastle Simon Thomas. Ainda de acordo com Thomas, o estudo só realizou testes em bactérias e ratos até agora, e especialistas dizem que são necessárias muito mais pesquisas para comprovar o perigo da mistura para seres humanos.

"Existem milhões de quilômetros entre a E. coli e seres humanos em relação a como analgésicos e cafeína são metabolizados", diz Thomas. "O resultado da pesquisa seria de interesse considerável se fosse verdade, mas mais pesquisas têm de ser realizadas antes", concluiu.

Com informações de Agências Internacionais.