O medicamento Utoral (princípio ativo Fluorouracila) fabricado pela empresa Meizler Biopharma S.A. de Barueri (SP), teve o lote E668608 suspenso pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão de comércio e uso do medicamento se deu devido a possíveis eventos adversos não descritos na bula da droga, após a notificação de um hospital da capital paulista.

O Utoral é um citostático e age inibindo a multiplicação de células cancerosas, sendo usado para controlar vários tipos de cânceres, mas de acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa a suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.

A empresa se comprometeu de enviar, para anuência prévia da Anvisa, a proposta de mensagem publicitária a ser divulgada nos meios de comunicação com a indicação de que o lote está impróprio para uso. O recolhimento do lote em toda a rede de distribuição deverá ser feito pela Meizler Biopharma.

O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações. Qualquer dúvida ou reação adversa não prevista em bula deve ser comunicada a vigilância sanitária municipal ou estadual.

Outras informações podem ser adquiridas pelos telefone do Disque-Saúde (0800-61-1997) ou entrar em contato com a ouvidoria da Anvisa pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.