Seguindo o modelo de transparência on-line implantado na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Câmara Municipal de Vereadores do Recife está disponibilizando a lista de frequência dos parlamentares, durante as sessões plenárias. O endereço para a consulta é www.camara.recife.pe.gov.br  e a medida faz parte de um pacote de mudanças anunciadas pela mesa diretora da Casa.

De acordo com o vereador Josenildo Sinésio (PT), a relação dos parlamentares faltosos será atualizada diariamente em um link do site, de forma a mostrar em tempo real, a relação dos gazeteiros.

Josenildo Sinésio prometeu divulgar a relação dos colegas faltosos durante a votação da lei orgânica do Recife, em março deste ano. Irritado com a falta de quorum durante uma sessão, o presidente do Legislativo municipal comprou uma briga com os vereadores gazeteiros, mas a medida não vingou na época.

De acordo com o regimento interno, um vereador não pode se ausentar em mais de um terço de todas as sessões plenárias de um semestre legislativo. Caso isso aconteça, o parlamentar terá o período descontado do salário e poderá até perder o mandato.