Com o objetivo de evitar mortes de pacientes em lista e diminuir a fila de espera em transplantes no Estado de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Central de Transplantes (CT-PE), promove a partir desta segunda-feira, 24, até o dia 27, a segunda etapa da campanha “A vida pode continuar. Seja um doador”.

Ao todo, serão distribuídos dois mil cartazes, 10 mil cordéis, dois mil marcadores de livros e cinco mil ímãs para geladeira. Todo o material contém esclarecimentos e mensagens de incentivo à doação de órgãos. As principais mobilizações acontecem nas cidades de Recife e Petrolina, no sertão do Estado, onde será inaugurada uma unidade da Central de Transplantes. 

De acordo com levantamentos do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), ligado ao Ministério da Saúde, em todo o Brasil está sendo constatada uma queda no número de doações. Entre as principais razões estão o baixo índice de notificações de casos de morte encefálica e a queda no número de autorizações de familiares para a doação.

Até o fim de julho deste ano, foram comunicados à CT-PE apenas 132 casos de morte cerebral em todo o Estado. Desses casos notificados, 31 famílias se recusaram a autorizar a doação, o que significa uma recusa familiar de 23,48%.

O número de doadores vem baixando anualmente, de acordo com o SNT. Em 2004, havia 7,3 doadores por milhão de habitantes, já em 2005, essa proporção era de 6,3; em 2006, de 6,0. Segundo dados da CT-PE, no ano passado, 345 pessoas morreram esperando por um órgão.