Foi publicado na Revista Científica Social Science & Medicine o artigo “Uma análise do Programa Saúde da Família e a mortalidade infantil no Brasil”, e entre as constatações divulgadas estão a redução, em média, 13% dos óbitos entre menores de um ano nas 557 microrregiões do país, de 1999 a 2004.

De acordo com a publicação, a diminuição do índice se deve à melhoria da qualidade da atenção básica e da ampliação do Programa Saúde da Família, em especial nos estados das regiões Norte e Nordeste do país.

Na ocasião, foram avaliadas 557 microrregiões que abrangem os 5.564 municípios brasileiros. Segundo o estudo, o PSF cobre 60% da população dessas microrregiões.
Os autores debatem pesquisas nacionais e internacionais.

Mesmo com a expressiva redução da mortalidade infantil, o estudo indica o aumento dos óbitos neonatais precoces, aqueles que ocorrem até seis dias de vida. Esse dado indica a necessidade melhoria na assistência ao bebê ainda na maternidade.

Na mortalidade pós-neonatal (28 dias a um ano) a queda chegou a 16%, em média, sendo que as mortes por diarréia sofreram queda de 44% nesse grupo. Também houve crescimento da ordem de 10% na quantidade de bebês com baixo peso, crianças que nascem com menos de 2.500 gramas.
 
Com informações da Agência Brasil.